terça-feira, 22 de março de 2016

TERÇA-FEIRA SANTA E PROCISSÃO DO ENCONTRO

Mais um dia de graça espera por nós....hoje e amanhã algumas paróquias vivem a Piedosa Procissão do Encontro de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores momento em que os olhares de Maria e de seu filho Jesus se encontram durante a árdua caminhada ao calvário. Um momento emocionante do olhar da Mãe que sofre e o olhar do Deus Misericordioso para conosco.

Desde que soube da sua prisão Maria estava ali...seguindo Jesus no caminho de Cruz, mas imagino como deve ter sido difícil se aproximar dele e olhar em seus olhos pela última vez....olhos cansados, rosto ensanguentado e maltratado pelo egoísmo humano. Tamanho foi o sofrimento de Maria ao ver Jesus naquele estado. Momento em que se concluía a profecia de Simeão "Quanto a você uma espada há de transpassar-lhe a alma" (Lc 2, 35a). Mas além de amor Maria teve forças e coragem....e mais uma vez permaneceu calada no momento de maior tristeza de sua vida. 


Foto: imagem de Nossa Senhora das Dores


Como teria sido essa troca de olhares??? Um amor imensurável......um profundo silêncio que dizia tudo...acredito que foi por meio deste encontro que Jesus renovou suas forças para continuar até o Calvário e que Maria compreendera os planos de Deus. 



Foto: Encontro de Jesus e Maria rumo ao Calvário


A procissão é a oportunidade que Deus nos dá de reviver este momento e perceber que na verdade vivemos no mundo atual inúmeras realidades semelhantes...
Ao chegar o momento de encontro de Nosso Senhor dos Passos com Nossa Senhora das Dores, o padre proclama o célebre Sermão das Sete Palavras, que na verdade dão sete frases:

1. Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que fazem (Lc 23, 34a)
2. Hoje estarás comigo no paraíso (Lc 23, 43)
3. Mulher eis aí o teu filho, filho eis aí tua mãe (Jo 19, 26-27)
4. Meu Deus, meu Deus porque me abandonastes?! (Mc 15, 34)
5. Tenho sede (Jo 19, 28b)
6. Tudo está consumado (Jo 19, 30a)
7. Pai, em tuas mãos entrego meu espírito (Lc 23, 46b).


O sacerdote, diante das imagens, faz uma reflexão com estas frases, chmando o povo à conversão e à penitência. O silêncio é grande, já que a imagem de Nosso Senhor dos Passos mostra-o com a cruz às costas. É tudo isso que vivemos neste tempo de profunda reflexão. Nossa fé é Pascal, passa pelo sofrimento, morte e ressurreição do Senhor.

Hoje minha paróquia vivencia este momento...ansiosa pra chegar a hora!!! Saímos com a imagem da Virgem das Dores da Capela Imaculada Conceição rumo ao encontro com o Senhor dos nossos Passos na Igreja São Mateus....




VENHAM TODOS!!!!SERÁ UM ENCONTRO INESQUECÍVEL!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário